sexta-feira, 14 de agosto de 2015

UNIDADE DE POLICIAMENTO AMBIENTAL

AMBIENTE



Pioneira no país, iniciativa de combate aos crimes ambientais reforça preservação do verde

O Governo do Estado inaugurou, em agosto de 2012, a primeira Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Rio de Janeiro, na sede do Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá (Zona Oeste). A iniciativa foi um importante passo para intensificar o combate aos crimes ambientais no estado.

Inédita no país, a UPAM é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança. O coronel João Silvestre de Araújo foi empossado como o novo comandante do Comando de Polícia Ambiental (CPAM), antigo Batalhão de Polícia Florestal, que vai coordenar todas as UPAms.

Com 38 policiais militares, oriundos do antigo Batalhão de Polícia Florestal, a UPAm do parque da Pedra Branca atua em três frentes de trabalho: no combate aos crimes ambientais dentro da unidade de conservação; no entorno do parque, em ações de prevenção a delitos ambientais; e na região onde o parque está situado, como, por exemplo, no apoio às ações de repressão a delitos ambientais deflagradas pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (CICCA), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente.

Nos meses de setembro e outubro de 2012, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inaugurou mais duas UPAms: no Parque Estadual do Desengano, que abrange áreas dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos, e na Reserva Ecológica da Juatinga, em Paraty.

As UPAms têm como objetivo combater crimes ambientais como invasões em áreas de preservação permanente (APP), caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito na unidade, que protege áreas de costões rochosos, restinga, mangue e vegetação de Mata Atlântica.


No Parque Estadual do Desengano, já foram registradas um total de 24 ocorrências, sete resultando em apreensões de armas de fogo e munições, na maioria espingardas calibres 28 e 32. Os policiais também desmancharam ranchos de caça e apreenderam 103 pássaros silvestres em Santo Antonio de Pádua, além de atender a ocorrências de desmatamento e queimadas e dar apoio a ações do Ministério Público.

Num total de 22,4 mil hectares, o parque do Desengano possui pelo menos 33 das 176 espécies de mamíferos conhecidas do estado, das quais cerca da metade ameaçada de extinção, além de pelo menos 167 espécies de aves. As florestas contêm espécies de madeira de lei, como jacarandá e cedro, e espécies endêmicas nos campos de altitude.

Primeira unidade de conservação a ser criada com o objetivo de fomentar a cultura caiçara local, compatibilizando-a com a utilização de seus recursos naturais, a Reserva Ecológica da Juatinga abrange uma área de cerca de oito mil hectares protegendo remanescentes florestais da Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos. Sua fauna inclui animais característicos da mata pluvial, além de já ter sido identificada a ocorrência do primata mono-carvoeiro.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também contratou 220 guarda-parques que irão reforçar o trabalho de preservação dos parques estaduais, em conjunto com as ações das UPAms.

Em 2012, foram implementadas UPAms nos parques estaduais da Ilha Grande, no Sul Fluminense e dos Três Picos, na Região Serrana. Em junho de 2013, a da Tiririca, em Niterói/Maricá. Até o final deste ano, a meta do governo é instalar UPAms em todos os parques e reservas estaduais.

Ainda em junho de 2013, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), deu início a operação da UPAm Marítima, subordinada ao CPAm, (Comando de Polícia Ambiental), que vai apoiar a SEA durante as fiscalizações realizadas no Estado do Rio para coibir crimes ambientais no mar e nas lagoas, como a pesca ilegal.

Além de garantir a segurança e a repressão aos crimes ambientais, as UPAms também servirão para estimular atividades que geram empregos verdes, como o ecoturismo. Em quatro anos, o objetivo da SEA e do Inea é quadruplicar o número de visitantes nos parques estaduais, passando de 220 mil para 800 mil.

A criação das UPAms é inspirada na bem-sucedida experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). A escolha do Parque Estadual da Pedra Branca para receber a primeira UPAm teve um caráter simbólico: o parque é considerado a maior floresta urbana do mundo que, por ser pressionada em todas as suas vertentes pelo crescimento da Cidade do Rio de Janeiro, acaba sofrendo muitas espécies de delitos ambientais: invasões, queda de balões e desmatamentos, entre outros.

Os policiais que atuam nas UPAms irão auxiliar as ações da Cicca de combate aos crimes ambientais.

código de defesa do consumidor

O código de defesa do consumidor proíbe cobrança vexatória a cliente inadimplente

Expor clientes inadimplentes ao ridículo ou em situações de constrangimento é proibido.


Publicado por Rafael Souza Rachel - 16 horas atrás
32
O cdigo de defesa do consumidor probe cobrana vexatria a cliente inadimplente

Diante do cenário econômico atual do país, o índice de inadimplência tem aumentado e com isso milhares de consumidores estão tendo os seus nomes inseridos nos órgãos de proteção ao crédito.
É importante ressaltar que é direito do consumidor não ser exposto ao ridículo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento e tampouco sofrer ameaça para quitar seus débitos, conforme determina o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor – CDC.
As cobranças realizadas por empresas que expõe o consumidor ao ridículo ou ao constrangimento são ilegais e são conhecidas como cobranças vexatórias. Embora, seja vedado esse tipo de cobrança pelo CDC, muitas empresas ousam praticar.
São exemplos de cobranças vexatórias àquelas em que empresas ligam para seus parentes, vizinhos e seu trabalho pedindo informações sobre o devedor, ou ainda, fazendo-lhe ameaça.
Em caso de cobrança vexatória ou a inclusão indevida do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, pode o consumidor solicitar a justiça indenização por danos morais e materiais sofridos.
Antes de o nome do consumidor ser inserido nos órgão de proteção ao crédito, faz necessário que o estabelecimento comercial o comunique por escrito, por isso é importante que o consumidor mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados, principalmente, o endereço.
É obrigação da empresa o fornecimento, ao consumidor, de informações claras e objetivas, tanto as relacionadas à identificação do devedor, quanto em relação à dívida.
Ação Judicial
Uma faculdade no estado do Rio Grande do Norte, em outubro de 2014, foi condenada a pagar a uma estudante uma indenização no valor de R$ 5.000,00, por ter realizado cobrança de forma ilegal, de forma vexatória, expondo-a ao ridículo.
A aluna informou que durante um dia de aula, foi obrigada a se retirar da sala sob ameaça de que seria exposta aos demais colegas com a colocação de seu nome no quadro.
O processo está registrado sob número 0000166-61.2009.8.20.0106.

Justiça Itinerante

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PODER JUDICIÁRIO

Direção do Fórum da Comarca de Magé
Rua Domingos Bellize nº 178, Centro - Magé
Tel: 3725-6001
                Ofício nº40 /Dir/2015                                                                                                                                                                                                Magé, 17 de junho de 2015.
                Assunto: Justiça Itinerante                                     

Prezado(a) Senhor(a),

Venho por meio deste, agradecer o comparecimento à reunião com a Exma. Desembargadora Cristina Tereza Gaulia, Coordenadora do Projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e com a Exma. Dra. Rachel Chrispino, da Comissão de Erradicação do Sub-Registro de Nascimento Civil da CGJ/TJRJ.
Aproveito a oportunidade, para  que se proceda à divulgação dos eventos da Justiça Itinerante do Sub-Registro de Nascimento Civil a fim de melhor atender à comunidade Mageense neste tão importante assunto.
Os eventos serão realizados nas seguintes datas e locais:
Nos dias 11 de Julho de 2015 e 28 de Novembro de 2015, na Escola Municipal Luiza Vieira, Avenida Um, s/n. Jardim Nova Marília – Magé.
Nos dias 29 de Agosto de 2015 e 12 de Dezembro de 2015, na Escola Municipal Geralda Izaura, Avenida Santos Dumont, s/n – Piabetá.
Segue em anexo o arquivo contendo a entrevista para encaminhamento dos interessados como divulgado na reunião.


Atenciosamente,





Renata de Lima Machado Rocha
Juíza Dirigente






Ata da reunião - dia 06 /08/2015


"Aos seis dias do mês de agosto do ano de dois mil e quinze, as
quatorze   horas,na secretaria municipal do meio   ambiente,   em sua
sede   Estrada das margaridas s/n- Santa Dalila- mage,RJ NÃO
REALIZOU-SE A REUNIÃO ORDINARIA DO COMASB,por falta de corum."

Infelizmente não conseguimos comprometer os nossos pares ,para uma
responsabilidade que deliberadamente ,não foi atendida.
Por falta de uma única presença,   para   que    pudéssemos   realizar
   as   demanda em que nos comprometemos,voluntariamente,em atuar.
Erámos   em numero de 10 membros,   sendo  8 da sociedade civil e
apenas 2      do governo ,precisávamos apenas de  11,para que
pudéssemos realizar a nossa reunião.
Acredito que os motivos da ausência tenha realmente sido de extrema importância.
Portanto ,como membro titular e secretaria executiva deste conselho,
estou marcando para o dia 13 de agosto as 14 horas outra reunião
ordinária.
Não podemos deixar de existir.
Não  podemos deixar   que nos calem!
Estamos comprometidos com a cidade e com a sociedade como um todo!
lembrem que o regimento interno esta valendo,    ou seja ,todos devem
justificar a sua ausência para a INSTITUIÇÃO e para o CONSELHO.
Caso não tenham interesse em fazer parte ou por motivos pessoais não
podem comparecer, por gentileza ,COMUNIQUEM AO CONSELHO.
O que não podemos aceitar sem verbalizar, é estarmos presente e não
podermos deliberar sobre questões   importantes.
Pode parecer piegas, mas eu estou comprometida e quero resultados
positivos pela causa.

REUNIÃO DIA 13 DE AGOSTO DE 2015,SEDE DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE
AS 14 HORAS.
ESPERO E ACREDITO NO COMPROMETIMENTO DE TODOS.
Aguardo resposta de quem receber o e-mail..
Na duvida, pode    ligar! 99769 5512
Obrigada!

Irian Ftima
COMASB - secretaria executiva

Em 7 de agosto de 2015 09:29, comasb mage <comasbmage@gmail.com> escreveu:
> "Aos seis dias do mês de agosto do ano de dois mil e quinze, as  quatorze
> horas,na secretaria municipal do meio   ambiente,   em sua  sede   Estrada
> das margaridas s/n- Santa Dalila- mage,RJ NÃO REALIZOU-SE A REUNIÃO
> ORDINARIA DO COMASB,por falta de corum."
>
> Infelizmente não conseguimos comprometer os nossos pares ,para uma
> responsabilidade que deliberadamente ,não foi atendida.
> Por falta de uma única presença,   para   que    pudéssemos   realiza     as
> demanda em que nos comprometemos,voluntariamente,em atuar.
> Eramos    em numero de 10 membros,   sendo  8 da sociedade civil e apenas 2
> do governo ,precisávamos apenas de  11,para que pudéssemos realizar a nossa
> reunião.
> Acredito que os motivos da ausência tenha realmente sido de extrema
> importância.
> Portanto ,como membro titular e secretaria executiva deste conselho, estou
> marcando para o dia 13 de agosto as 14 horas outra reunião ordinária.
> Não podemos deixar de existir.
> Não  podemos deixar   que nos calem!
> Estamos comprometidos com a cidade e com a sociedade como um todo!
> lembrem que o regimento interno esta valendo,    ou seja ,todos devem
> justificar a sua ausência para a INSTITUIÇÃO

Formação Básica Institucional



Informamos que no dia 29/09 (sábado) estaremos oferecendo o curso de Formação Básica Institucional (FBI) para voluntários, Filiais e Coordenações. Caso ainda não tenham participado do curso e/ou tenham voluntários que ainda não fizeram convidamo-os a participar.

Local: Praça da Cruz Vermelha, 10, Centro - Rio de Janeiro -  Auditório da Cruz Vermelha Brasileira - RJ

Horário: 8h ás 17h

As confirmações devem ser enviadas para:
A/C Mônica - Gestora de Voluntariado

Cordialmente,

 Comissão de Apoio as Filiais e Coordenações
Ì Cruz Vermelha Brasileira Filial RJ
          Pça.Cruz Vermelha,10/12 - 2.andar
          Rio de Janeiro,RJ,Brasil
          Telefone: (21) 2508-9090 ramal 209
          Site: www.cruzvermelharj.org



Conselho Municipal de Saúde de Magé CMS-Magé



O Presidente do CMS-Magé CONVOCA  a todos (as) Os Conselheiros Titulares e Suplentes para a 

Reunião Extraordinária a se realizar no Auditório do Hospital Municipal de Magé, as 14:00 horas 

do dia 17 de Agosto de 2015, com a seguinte Ordem do Dia:

Apresentação do SIOPS 

O Presidente do CMS-Magé CONVOCA  a todos (as) Os Conselheiros Titulares e Suplentes para a 

Reunião Extraordinária a se realizar no Auditório do Hospital Municipal de Magé, as 14:00 horas 

do dia 17 de Agosto de 2015, com a seguinte Ordem do Dia:

Apresentação do SISPACTO - 2015 e Metas

O Presidente do CMS-Magé CONVOCA  a todos (as) Os Conselheiros Titulares e Suplentes para a 

Reunião Extraordinária a se realizar no Auditório do Hospital Municipal de Magé, as 14:00 horas 

do dia 17 de Agosto de 2015, com a seguinte Ordem do Dia:

Entrega da Listagem de informações para Chamamento Público

22.ª subseção da OAB/RJ (Magé e Guapimirim)

CONVITE
No sesquicentenário de nascimento do mageense ALCINDO GUANABARA, Príncipe dos Jornalistas Brasileiros e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, a 22.ª subseção da OAB/RJ (Magé e Guapimirim) e a Academia Mageense de Letras convidam para o lançamento do livro “A vida de Alcindo Guanabara”, do acadêmico Dr. Antônio Seixas, no dia 19 de agosto (quarta-feira), às 18h, no auditório da OAB (rua Dr. Domingos Bellizzi, 155, Centro, Magé, RJ).
Dr. Edison de Freitas
Presidente da 22.ª subseção da OAB/RJ (Magé e Guapimirim)

Acadêmico Ailson Cardoso de Oliveira
Presidente da Academia Mageense de Letras

O EVENTO CONTA COM O APOIO DA OAB/RJ

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DUQUE DE CAXIAS

Boa Tarde!!!!

Conforme solicitado na Oficina de Educação Permanente em Saúde da Região Metropolitana I Rio de Janeiro a reunião do GT em Saúde do Trabalhador será realizada no dia 18 de agosto de 2015 às 10:00h. 
Local:  Rua Mesquita nº 74 - Queimados. Ponto de referência Porto Ferro.

Pauta: Eleição do coordenador do GT em Saúde do Trabalhador

Favor, façam circular esta informação entre os municípios.
Atenciosamente,
CEREST - Duque de Caxias
2672-2597

COMUNICADO DO TREM: LIDERANÇAS QUE PARTICIPARÃO DO 5@ FORUM RIO, 22/8, 1000 HS, EM SÃO GONÇALO, RJ





BOA TARDE PREZADOS(AS) DA CASA FLUMINENSE,
 
ESTAMOS INSCREVENDO AS LIDERANÇAS DO "MOVIMENTO DO PROJETO CENTRAL E ENTIDADES - PELA REVITALIZAÇÃO DOS RAMAIS FERROVIÁRIOS DA BAIXADA FLUMINENSE - 1985", QUE PARTICIPARÃO DO 5@ FORUM RIO - AGENDA RIO 2017, EM 22 DE AGOSTO DE 2015 - SÁBADO, DE 0900 ÀS 1600 HORAS, SITO FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - FFP/UERJ, NA RUA DOUTOR FRANCISCO PORTELA, 1470 - BAIRRO PARAISO - EM FRENTE A PRAÇA DOS EX-COMBATENTES, SÃO GONÇALO, RJ. PRECISAREMOS DE TRANSPORTE PARA O TRANSLADO DAS LIDERANÇAS AO LOCAL DO EVENTO E RETORNO. O NOSSO CONTATO DIRETO É O COMPANHEIRO HENRIQUE SILVEIRA DIRETOR EXECUTIVO DA CASA FLUMINENSE, TELEFONES 2555 - 3782 RAMAL 3815, CELULAR 9 8429 5467.
 
1. LUIZ MÁRIO MACACO
GUAPIMIRIM NOS TRILHOS
TEL 9 9169 5195
 
2. MESSIAS FERREIRA FORMIGÃO
GUAPIMIRIM NOS TRILHOS
TEL 2632 8110 -- 9 8594 4367 -- 9 7312 7708
 
3. PAULO CÉSAR  P. DA SILVA
GUAPIMIRIM NOS TRILHOS
TEL 9 7312 7708
 
4. GABRIELA S. CARVALHO
APITO DA HISTÓRIA - GUAPIMIRIM
TEL. 9 9247 8360
 
5. RONALDO VALÉRIO
APITO DA HISTÓRIA - GUAPIMIRIM
TEL 9 6648 3566
 
6. GILBERTO JOSÉ
APITO DA HISTÓRIA - GUAPIMIRIM
TEL 9 8786 1313 -- 9 8567 1313 -- 9 8786 1387
 
7. CARLOS ALBERTO FARES
GUAPIMIRIM NOS TRILHOS
TEL 2632 7991
 
8. EVARISTO CANDIDO
GUAPIMIRIM NOS TRILHOS
TEL 2632 2326
 
9. ANTONIO ALCANTARA
GUAPIMIRIM NOS TRILHOS
TEL. 9 9206 9467
 
10. JOSÉ ROSÁRIO
COMAMEA - MAGÉ - IRIRI
TEL 6728 9343 -- 9 9165 3770
 
11. JOSÉ CLEMENTE
COMAMEA - MAGÉ - SURUI
TELEFONE 9 9539 1348
 
12. HENRIQUE FLORENCIO
COMAMEA - MAGÉ - PIABETÁ
TEL 9 9459 7161 -- 9 7594 2960 -- 9 9538 9460
 
13. ANA CANDIDO
COMAMEA - MAGÉ - SANTA DALILA
TEL. 9 9716 5681
 
14. JOAQUIM FILHO
COMAMEA - MAGÉ - SANTA DALILA
TEL 2647 0222 -- 9 8220 0093
 
15. MILTON RODRIGUES
COMAMEA - MAGÉ - PIABETÁ
TEL. 9 8663 1348
 
16. JÚLIO NORBERT
COMTREM - PQ. CAÇULA - DUQUE DE CAXIAS
TEL. 9 8528 7548 -- 9 7610 6833
 
17. JORGE GONZAGA AZULAO
ASTRATERJ - AMBULANTES DOS TRENS METROPOLITANOS DO RJ - DUQUE DE CAXIAS
TEL 9 9131 0742
 
18. JÚLIO CÉSAR CIRILLO
COMTREM/APOPENSA - SARACURUNA - DUQUE DE CAXIAS
TEL. 9 8466 3518
 
19. CARLOS PIRES
COMTREM/ ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PRÓ MELHORAMENTO DE SARACURUNA - DUQUE DE CAXIAS
TEL 9 8444 2208
 
20. SÉRGIO ABBADE
SINDICATO DOS PETROLEIROS DE DUQUE DE CAXIAS - SINDIPETRO CAXIAS - DUQUE DE CAXIAS
TEL. 2672 1623 -- 2772 7330 -- 3774 4083, CELULAR 9 9439 4187 -- 9 8931 8110
 
21. CARLOS FARIAS
COMTREM - IMBARIÊ - DUQUE DE CAXIAS
TEL. 3661 0686 RESIDENCIA
 
22. MARIA SUELY
COMTREM - IMBARIÊ - DUQUE DE CAXIAS
TEL 3672 7272 -- 9 8464 8790
 
23. SYDNEY DE PAULA
STEFZCB - FERROVIÁRIOS DA CENTRAL DO BRASIL
TEL. 9 7838 4248
 
24. VALMIR LEMOS INDIO
STEFZCB - FERROVIÁRIOS DA CENTRAL DO BRASIL
TEL. 2232 4291 -- 9 9913 4013
 
25. CONCEIÇÃO RODRIGUES
MOVIMENTO MDT / PROJETO TREM BARRINHA - JAPERI
TEL 2232 4291 -- 9 8419 4291
 
26. LOURIVAL SARNEI SILVA
FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE JAPERI - JAPERI
TEL. 9 8327 1385
 
27. FÁBIO ASSUNÇAO
MOVIMENTO MDT / PROJETO TREM BARRINHA - JAPERI
TEL.
 
28. VINICIUS GOURITO
MOVIMENTO MDT / PROJETO TREM BARRINHA - MENDES
TEL.
 
29. LUIZ OCTÁVIO
AFPF RJ
TEL 2259 9084 
 
30. NÉLIO VALADÃO 
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VISCONDE DE ITABORAI - ITABORAI
TEL 2736 1602 -- 9 9407 2642
 
31. RAMON VIEIRA + 4 LIDERANÇAS LOCAIS
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE PORTO DAS CAIXAS - ITABORAI
TEL. 9 6447 3596 -- 9 9705 5198 -- 9 8637 7244
 
32. JARDEL CASA SOCIAL AMIGOS DO BEM + 4 LIDERANÇAS LOCAIS
ONG CASA DE AÇÃO SOCIAL AMIGOS DO BEM
TEL. 3645 4700 -- 9 9419 7243
 
33. CARLOS SENNA
REVISTA AMIGOS DA WEB - SARACURUNA - DUQUE DE CAXIAS
TEL. 9 7681 3681
 
34. EDNA DA COMTREM
COMTREM - SARACURUNA - DUQUE DE CAXIAS
TEL.
 
35. CARLOS MERITELLO
ASSOCIAÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE GUIA DE PACOBAIBA - MAÚA - MAGÉ
TEL. 2451 5915 -- 3015 1209 -- CELULAR 9 9898 7326 -- 9 9498 7753
 
OBSERVAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PARA RECEBER OS TRANSPORTES E AS CIDADES:
 
1. NA CIDADE DE GUAPIMIRIM SEGUINDO PARA CENTRO DE MAGÉ, O COMPANHEIRO LUIZ MÁRIO MACACO TEL 9 9169 5195
 
2. NA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS, OS COMPANHEIROS JORGE GONZAGA AZULÃO TEL 9 9131 0742; E JÚLIO CÉSAR CIRILLO TEL 9 8466 3518
 
3. NA CIDADE DE JAPERI, A COMPANHEIRA CONCEIÇÃO RODRIGUES TEL 9 8419 4291
 
4. NA CIDADE DE ITABORAI: PORTO DAS CAIXAS, O COMPANHEIRO RAMON VIEIRA TEL 9 6447 3596 -- 9 9705 5198 -- 9 8637 7244; SEGUINDO PARA VISCONDE DE ITABORAI OS COMPANHEIROS JARDEL DO BEM 9 9419 7243 E NÉLIO VALADÃO TEL 9 9407 2642
 
O TRANSPORTE DE MASSA É TREM, VLT, METRÔ E A PRESERVAÇÃO COM A INTEGRAÇÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.
 
SDS DA LUTA DO TREM,
 
LUIZ MÁRIO MACACO, MESSIAS FERREIRA, JORGE GONZAGA AZULÃO, JOSÉ ROSÁRIO, JÚLIO CÉSAR CIRILLO, CONCEIÇÃO RODRIGUES, RAMON VIEIRA E NÉLIO VALADÃO
MEMBROS DA COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO DO PROJETO CENTRAL E ENTIDADES - PELA REVITALIZAÇÃO DOS RAMAIS FERROVIÁRIOS DA BAIXADA FLUMINENSE - 1985

COMUNICADO DO TREM URGENTE: ENCAMINHAMENTO PROPOSTA OFICIAL DA SUPERVIA/ODEBRECHT X PREFEITO DE MAGÉ X COMAMEA-MAGÉ


Entrada
x
Amigos




 
   A DIRETORIA DA COMAMEA - MAGÉ, DENOMINADA DE FEDERAÇÃO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS MORADORES E ENTIDADES AFINS  DA CIDADE DE MAGÉ, RJ, INTEGRANTE DA COORDENAÇÃO DO "MOVIMENTO PROJETO CENTRAL E ENTIDADES - PELA REVITALIZAÇÃO DOS RAMAIS FERROVIÁRIOS DA BAIXADA FLUMINENSE - 1985", EM REUNIÃO NO DIA 13 DE AGOSTO DE 2015 - QUINTA FEIRA, ÀS 1500 HS, NA SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE MAGÉ, COM O SR PAULO CÉSAR VAZ, SECRETARIO E OS REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAGÉ. FOI RELATADA E APRESENTADA A PROPOSTA DA DIRETORIA DA SUPERVIA/ODEBRECHT, EM 07 DE AGOSTO DE 2015 - SEXTA FEIRA, NA REUNIÃO COM AS LIDERANÇAS DO "MOVIMENTO DO PROJETO CENTRAL E ENTIDADES - 1985" (FOTO ANEXA). A EMPRESA ELABORARÁ NUM PRAZO DE 30 DIAS ESTUDOS DA DEMANDA DE PASSAGEIROS, PLANEJAMENTO, UM PROJETO DE "PARADAS DE TRENS" COM A VIABILIDADE TÉCNICA, NO RAMAL DE GUAPIMIRIM, ONDE EXISTEM ESTAÇÕES DESATIVADAS, NA PERSPECTIVA DA MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA NESSA REGIÃO TÃO SOFRIDA DA BAIXADA LESTE FLUMINENSE.
 
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE MAGÉ, SR PAULO CÉSAR VAZ E OS REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAGE, PRESENTES, APROVARAM:
 
1. A DIRETORIA DA SUPERVIA/ODEBRECHT ENVIARÁ OFICIALMENTE A PROPOSTA DE PARCERIA COM A PREFEITURA DE MAGÉ E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, DENOMINADA DE COMAMEA-MAGÉ, DO "PROJETO DE PARADAS DE TRENS" DO RAMAL DE SARACURUNA - MAGÉ: CONTENDO O ESTUDO DE INTELIGENCIA DE MERCADO, PROJETO CONCEITUAL, EXECUÇÃO, SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO.
 
2. A MARCAÇÃO DE UMA REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO FINAL DO "PROJETO DE PARADAS DE TRENS" E INICIO DAS TRATATIVAS OFICIAIS DE FECHAMENTO DESSA PARCERIA ENTRE O PODER PÚBLICO, A CONCESSIONARIA FERROVIARIA SUPERVIA/ODEBRECHT E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA - DENOMINADA DE COMAMEA - MAGÉ.
 
O TRANSPORTE DE MASSA É TREM, VLT, METRÔ E A PRESERVAÇÃO COM A INTEGRAÇÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.
 
CORDIALMENTE,
 
JOSÉ ROSÁRIO, ANA MARIA CANDIDO, JOSÉ CLEMENTE, HENRIQUE FLORENCIO DE JESUS FILHO,  JOAQUIM AMARAL, ANTONIO FILHO E EZAQUIEL CONCEIÇÃO
MEMBROS DA DIRETORIA DA FEDERAÇÃO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DA CIDADE DE MAGÉ - COMAMEA - MAGÉ
TES. 9 9165 3770 -- 9 9716 5681 -- 9 9539 3148 -- 2647 0222/ 9 98220 0093 -- 9 8470 0846
 
LUIZ MARIO MACACO, VALMIR LEMOS INDIO, MESSIAS FERREIRA
MEMBROS DA COORDENAÇÃO DO "MOVIMENTO DO PROJETO CENTRAL E ENTIDADES - PELA REVITALIZAÇÃO DOS RAMAIS FERROVIÁRIOS DA BAIXADA FLUMINENSE - 1985
TELS. 9 9169 5195 -- 2232 4291/ 9 9913 4013 -- 2632 8110/ 9 8594 4367

Presidente da Supervia na AENFER/RJ


Por Jorge Gonzaga Azulão

Com a presença de lideranças comunitárias de vários municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, o presidente da Supervia/Odebrecht, Sr. Carlos José Cunha, compareceu nesta 5ª feira, 09/07, na sede da Associação dos Engenheiros Ferroviários, AEFER, no Centro do Rio, para falar sobre a situação atual da empresa e seus planos de expansão até 2020, transportando acima de 1 milhão de passageiros nos trens urbanos do Estado do Rio de Janeiro.
Durante seu pronunciamento, o Presidente, falou do crescimento a partir da nova gestão em 2010, onde o número de trens com ar condicionado chegaram a 75% do total existente, além de investimentos em tecnologia de última geração, falando com orgulho do Centro de Controle Operacional, um dos mais modernos do mundo.
Queixou-se da imprensa, que insiste em divulgar só coisas negativas, deixando de mencionarem os avanços e empenho da empresa para melhorar o sistema ferroviário.
Por mais de duas vezes mencionou o AZULÃO, membro da Coordenação do Movimento Projeto Central - Pela revitalização dos Trens de Bitola Estreita, por suas cobranças em relação as  melhorias dos trens, visto que o mesmo, estando nos trens diariamente, conhece de perto as necessidades dos usuários.
O presidente voltou a reafirmar que o Ramal Saracuruna é sua prioridade, pois foi o ramal que mais cresceu nos últimos anos e tem possíbilidade de avançar ainda mais.
 Lideranças com o presidente da Supervia.
 Presidente Carlos José Cunha e o desenho do viaduto de  Campos Eliseos.

URGENTE COMUNICADO DO TREM : CESSÃO DE USO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA VISCONDE DE ITABORAI E PATIO FERROVIÁRIO

:
Prezado Secretario Carlos Osório,
Estadual dos Transportes do Rio de Janeiro
 
Prezado Presidente Roberto Marques,
Central Logistica do Rio de Janeiro
 
 
As  lideranças abaixo assinadas vimos através deste abrir um canal de Dialógo e de Negociação, para a Cessão de Uso e Preservação da Estação Ferroviária e Pátio de Visconde de Itaborai, no Municipio de Itaborai, RJ. A mesma encontra se completamente deteriorada, causando altissimo risco a integridade humana e ambiental. Estará dia 09 de julho de 2015, completando 90 anos de existência e não podemos nos conformar que este bem patrimonial se acabe no tempo. O nosso pedido é para preservação, por meio de atividades ambientais, artisticas, científicas, culturais, educacionais, esportivas, sociais e turisticas, viabilizando o resgate histórico da memória ferroviária local, em prol do desenvolvimento sustentável local. Outrossim, no dia 20 de junho de 2015, em Reunião com Vs.Sas. no Auditório da Estação Ferroviária de Saracuruna, entregamos a nossa Plataforma de Reivindicação Popular sobre a Recuperação da Malha Ferroviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que foi aprovada no 2@ Congresso de Transportes Ferroviários da Baixada Fluminense, realizado em abril de 2015, em Piabetá - Magé, RJ, dentro da semana de Comemorações dos 161 Anos da Construção da Primeira Ferrovia no Brasil, onde uma das reivindicações é a reabertura do trecho de Magé - Vale das Pedrinhas - Visconde de Itaborai - Tanguá e Rio Bonito.
 
Gostariamos de marcar uma visita de Vs. Sas. ao dois locais históricos da ferrovia: Visconde de Itaborai e Porto das Caixas, onde existe o primeiro túnel ferroviário do Brasil, indicativamente um fim de semana para que as lideranças recebam e façam o acompanhemento.
 
O transporte de massa é trem, vlt, metrô e a preservação com a integração metropolitana do Rio de Janeiro.
 
Antecipadamente os nossos sinceros agradecimentos.
 
Cordialmente, 
 
Jardel Social e Padre Raimundo José
Ong Casa de Ação Social Amigos do Bem - Casab (Matriz)
 
Nélio Valadão, Deucimar Zefiro
Associação Comunitária Visconde de Itaborai - ACVI
e membros da Coordenação do Movimento do Projeto Central e Entidades ( 1985)
Tel 2736 1602 -- 9 9407 2642 -- 2736 1091 -- 9 9437 1513
 
Ramon Vieira
Associação de Moradores de Porto da Caixas
Tel 9 6447 3596 -- 9 8637 2444
 
Luiz Mário Macaco
Diretoria da Associação de Cultura e Preservação Ferroviária Guapimirim nos Trilhos
e membro da Coordenação do Movimento do Projeto Central e Entidades - 1985
Tel 9 9169 5195
 
José Rosário e Diretoria
Federação das Associações de Moradores de Magé - COMAMEA
e membros da Coordenação do Movimento do Projeto Central e Entidades ( 1985)
Tel. 9 9165 3770
 
Júlio César Cirillo
Diretoria da Comtrem/ Apopensa - Saracuruna
e membro da Coordenação do Movimento do Projeto Central e Entidades ( 1985)
Tel 9 98466 3518

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Magé na luta por recursos do Ministério da Cultura para projetos culturais

Magé na luta por recursos do Ministério da Cultura para projetos culturais


O Ministério da Cultura esteve na Baixada Fluminense para lançar quatro editais de fomento a projetos culturais para prefeituras e seus órgãos. Até 97 projetos poderão ser contemplados com recursos do Sistema Nacional de Cultura, um investimento de cerca de R$ 15 milhões. A Fundação Cultural de Magé participou do lançamento e irá apresentar projetos em três editais, o primeiro deles está ligado a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, o segundo ligado a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural e o terceiro da Fundação Palmares voltado para promoção da diversidade de manifestações culturais e grupos de comunidades tradicionais. O prazo de inscrição é de 17 de agosto até 30 de setembro.
Por tradição, o município de Magé é bastante receptivo a projetos culturais. Vale lembrar a Feira do Livro de Magé (FLIM), realizada na primeira quinzena de junho deste ano,  que teve grande participação popular e lotou os estandes instalados no passeio público na Rua Doutor Siqueira.  Para aproveitar esta oportunidade, o município terá que apresentar projetos que sigam as diretrizes e critérios constantes no Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura.
A Fundação Cultural de Magé aponta suas energias para três vertentes: Diretoria do Livro, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural e a Fundação Palmares. Se somadas, as três linhas de projetos oferecem cerca de R$ 11 milhões. Na Diretoria de Livro os projetos poderão visar a instalação ou modernização de bibliotecas públicas municipais que proporcionem ao povo ações culturais, aquisição de bens (acervo), serviços (empréstimos e controle de livros), formação de pessoal (capacitação), mobilização na gestão e manutenção dos espaços.
Na linha da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, o objetivo é a implantação de Pontos de Cultura que terá como critérios de seleção o atendimento às diretrizes da política nacional de cultura viva.  A inclusão de estudantes da rede pública de ensino, idosos, população de baixa renda, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais também serão levados em conta.
Já na Fundação Palmares as propostas de fomento dos projetos ou programas devem contribuir para a proteção e a promoção da diversidade de manifestações culturais de grupos e comunidades tradicionais, de modo que as heranças culturais sejam transmitidas para as próximas gerações.
A intenção é que Magé consiga conquistar uma boa parcela destes recursos. O prazo de execução dos projetos é de até 24 meses.

 fonte: comunicação prefeitura de Mage