quinta-feira, 14 de maio de 2015

13ª Semana de Museus


Belo quadro de Lasar Segall inspirou o material gráfico da 13ª Semana de Museus.

Verdadeira temporada cultural que acontece em todo mês de maio, comemorando o Dia Internacional dos Museus - 18 de maio - teremos na próxima semana a 13ª Semana de Museus. Organizada pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura a qual somos vinculados - a semana reúne diversos eventos, de norte a sul do país, que ocorrem em todos os museus que aderem ao projeto, e que permanecem durante uma semana abertos para visitação e programação especial.

A semana sempre tem um tema base e o deste ano é o (super atual) "Museus para uma sociedade sustentável". Indicado pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, a ideia do tema é a de nortear as atividades durante a semana, enfatizando a importância da conscientização das ações humanas sobre o planeta e reforçando a necessidade de alinhamento do modelo econômico e social a uma perspectiva de continuidade da vida na Terra.

De 18 a 22/05, o sobrado em estilo colonial que abriga o Museu Victor Meirelles,
em Florianópolis, Santa Catarina, receberá a Semana de Palestras e Oficinas
“Diálogos entre Arte e Sustentabilidade”.

No período de 18 a 24 de maio muita coisa boa e de grande interesse cultural e/ou artístico vai acontecer nos museus e também em alguns centros culturais brasileiros. São nada menos que 1.378 Instituições envolvidas e mais de 4.500 atividades extras. Veja alguns exemplos:

  • Em Manaus, no Amazonas, o Museu Amazônico, logo no dia 18, exibirá uma coleção de garrafas otimizadas em conjunto com contação de histórias para crianças. No dia seguinte a palestra "Saberes ambientais do povo Sateré Mawéproferida pela Professora. MsC. Telma Marreiro é a atração.

O Museu da República, aqui no Rio, abrigará a exposição "Um Beijo na Guanabara": inspirada no quadro
de mesmo nome, de Carlos Chambelland (1926), a mostra refletirá sobre a despoluição das águas da
Baía da Guanabara. receberá a Semana de Palestras e Oficinas: “Diálogos entre Arte e Sustentabilidade”.


  • Na cidade de Caetité, na Bahia, o Arquivo Público e Museu da cidadepromoverá uma exposição (com direito à Visita Guiada) e mesa redonda que têm diretamente a ver com sustentabilidade: "Os Catadores de Papel Vão ao Museu: conhecer, pesquisar, preservar" é a mostra que acontece durante o dia e, à noite, no dia 18, o tema da discussão será "Museu sustentável e exposição de catadores de papel" - COOPERCICLE - Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem de Caetité.

Em Cuiabá, Mato Grosso, o Museu do Artesanato do estado oferecerá, no dia 19/05,
para crianças de 8 a 12 anos, a oficina “Ilustracinhos e Ilustrações em
materiais reaproveitáveis”.


  • Em Brasília, o Museu de Anatomia Humana da UNB oferece no dia 22/05 entre 9h e 17h um minicurso com o tema "Sustentabilidade em atividades técnicas de museus de ciências. Qual o ônus? Pra quem fica o bônus?".

O Instituto Câmara Cascudo localizado no centro da cidade de Natal,
no Rio Grande do Norte, participa da semana de museus com a mostra
“A Sustentabilidade nos textos cascudianos: Um homem à frente
do seu tempo” - a partir do dia 19/05.


No Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará, a mostra "Minha Ilha – Campos abertos do Marajó”
traz obras do fotógrafo Octavio Cardoso.


  • Em Joinville, Santa Catarina, o Museu Nacional da Imigração e Colonização tem duas mostras super antenadas: “Museu Social e Sustentabilidade” - montada pela equipe do Museu e por professores e alunos do Mestrado em "Patrimônio Cultural e Sociedade" da Universidade de Joinville - e "O uso do desuso”: demonstração e exposição de tecelagem com materiais reaproveitáveis, com a Professora Luciane Sell da Silva, alunas do curso de tecelagem da Casa da Cultura e do projeto “Mãos que Tecem”.

Para ter acesso à programação completa em todo o país, acesse o site do IBRAM e clique no ícone da 13ª Semana de Museus, que traz uma bela reprodução de Lasar Segall, "Menino com Lagartixa", de 1924.

Um evento sustentável em nossa área verde vai acontecer no dia 23/05, sábado.
Breve maiores informações!


Nosso museu fará parte dessa festa toda, estando aberto no período de 18 a 23/05, das 10h às 17h, e no dia 24/05 das 13h às 17h. Vamos ter também um evento sustentável, mas isso a gente conta depois!

E uma novidade: utilize a hashtag " #semanamuseus2015 " em suas publicações nas mídias sociais e conte pra todo mundo que você curte museus!
Acompanhe o IBRAM nas mídias sociais:
twitter.com/museusbr
facebook.com/museusbr
plus.google.com/+MuseusBR
instagram.com/museusbr

Pre conferencia da saude do municipio de Mage

Nesta quarta feira dia 13 de maio de 2015, foi realizada mais uma pré conferencia da saúde  no distrito de Surui, na sede da secretaria do meio ambiente onde  conselho de saúde, representantes  da secretaria de saúde, trabalhadores  do sus e usuários deram  a sua contribuição para enriquecer   os trabalhos   da conferência  municipal de saúde que vai acontecer  em junho.
mesa composta pelo secretario de saude dr Sidnei Cerqueira Couto ,  acessor  juridíco dr Catalicio,  sr Henriclaudio e do sr Gabriel  da coordenação  de PSF, sr Betinho   da vigilância  sanitària, dos conselheiros de saude, sra Yolanda, sra Sonia, sra Maria da Caochoeirinha, sr Henrique Florencio, Jose Clemente,sra ana Maria Candido, Jose Carlos, das associações  de moradores sr Emanoel( bairro Surui), sra Haga( bairro Barbuda), Sr Joaquim (Santa Dalila). foram mais de 80 pessoas que assinaram o livro de presença.


Secretário de saude do municipio de Mage,dr Sidnei Cerqueira Couto  abrindo  a pre conferencia 

Presença  de agentes comunitarios e usuarios do sus





segunda-feira, 11 de maio de 2015

Empregadas domésticas: elas não querem mais “servir” | Combate Racismo Ambiental

Empregadas domésticas: elas não querem mais “servir” | Combate Racismo Ambiental

SOS MARIA CONGA ;


Não posso deixar de relatar em meu blog a tristeza que senti em ver a mata de Maria Conga sendo desmatada.Segundo informação a mata foi dividida em lotes que estão sendo vendidos.Muito triste;



Fazendas pecuárias cruéis estão entupindo animais saudáveis de antibióticos






Fazendas pecuárias cruéis estão entupindo animais saudáveis de antibióticos, o que gera superbactérias resistentes a remédios que podem nos matar. Mas se nos unirmos rapidamente, é possível fazer com que a União Europeia aprove uma lei para proteger os animais e a nossa saúde -- depois disso levaremos a campanha para o restante do mundo. Assine agora:

ASSINE A PETIÇÃO























Fazendas pecuárias cruéis estão entupindo animais saudáveis de antibióticos para produzir mais carne de forma mais rápida e barata. Esta crueldade insana também está gerando superbactérias resistentes a remédios e que podem nos matar!

Vários países europeus já reduziram drasticamente o uso de antibióticos. Agora os ministros da União Europeia estão negociando leis para fazer o mesmo em todo o continente.

A importância de reduzir a crueldade contra os animais ao mesmo tempo em que se poupa vidas humanas é algo tão óbvio que até mesmo o McDonalds prometeu que pararia de vender frangos que fossem criados com alguns dos antibióticos nos Estados Unidos. Entretanto, o lobby das indústrias farmacêutica e agropecuária trabalha a todo vapor para deter as novas leis europeias.

Dentre os ministros da União Europeia que se reunirão amanhã, muitos ainda não decidiram que posição tomar. Vamos fazer uma campanha com milhões de assinaturas pedindo a proibição do uso cruel, letal e abusivo de antibióticos na pecuária industrial e entregar a petição para cada um deles.Assim que vencermos na Europa, vamos levar a causa ao redor do mundo. Assine agora e compartilhe com todo mundo: 

domingo, 10 de maio de 2015

Prefeitura quer revisão do percentual de impostos pagos aos municípios abrangidos pela CRT


Em mais um capítulo da guerra declarada contra o pedágio, prefeito Nestor Vidal enviou um novo ofício para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitando que faça a intermediação na discussão sobre os pontos de discordância do município com a Concessionária Rio-Teresópolis (CRT). Dentre as propostas encaminhadas estão à revisão dos percentuais pagos pela exploração do pedágio ao município, a isenção da tarifa para veículos com placa de Magé e a redistribuição das praças de pedágio de forma mais justa, tendo em vista os outros municípios que estão no trecho da concessão.
Os argumentos utilizados pela Prefeitura de Magé recaem sob o fato de que o município é o único que possui três praças de pedágio dentro de seus limites. Uma realidade que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social da cidade provocando a evasão de empresas e investimentos. Para visualizar tal desequilíbrio basta observar as cidades que estão sob o trecho de concessão e quantas praças de pedágio possuem. Estão compreendidos no trecho os municípios de Teresópolis, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Magé e Duque de Caxias.
Apesar de sofrer os maiores impactos negativos com a instalação dos pedágios, Magé não recebe proporcionalmente o contingente de impostos que devem ser pagos tendo em vista o maior número de praças. Além disso, a cidade também não é a que possui a maior extensão em quilômetros de rodovia sob o trecho de concessão, apenas cerca de 24 km, perdendo para Sapucaia 37 km e Teresópolis 48 km.
Diante de tamanha desproporcionalidade, o prefeito Nestor Vidal propôs que os veículos emplacados em Magé fiquem isentos do pedágio. Tal proposta traria alívio para os moradores da cidade.
Justiça busca acordo para isenção de pedágio para moradores de Magé
Na audiência de conciliação da ação que tramita na Vara Federal de Magé, realizada no dia 28/04, sobre o fechamento do retorno na Praça de Pedágio Pierre Berman, a Juíza Ana Carolina de Carvalho decidiu que o retorno ficará aberto até a data da nova audiência marcada para o dia 09 de julho. Ainda propôs que a prefeitura fizesse um levantamento do quantitativo de veículos de moradores das áreas no entorno da rodovia, para ser apresentado ao juízo na próxima audiência e encaminhar para a CRT fazer um estudo sobre a possibilidade de isenção do pedágio.
reunio_antt