sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Portal transparencia
Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 20/11/2016. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência

Os convênios do município de MAGE/RJ que receberam seu último repasse no período de 24/10/2016 a 20/11/2016estão relacionados abaixo:

--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 671926 
Objeto: Construcao da PEC Modelo 3000 m 
Órgão Superior: MINISTERIO DA CULTURA 
Convenente: MUNICIPIO DE MAGE 
Valor Total: R$ 2.020.000,00 
Data da Última Liberação: 07/11/2016 
Valor da Última Liberação: R$ 21.179,97 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PORTAS DO MUNDO

Demétrio Sena, Magé - RJ.



O destino é feito de portas. Portas de oportunidades em todos os aspectos e setores do mundo e de nossas vidas, quer no campo das realizações profissionais, afetivas, ideológicas ou de outras naturezas. Algumas inimagináveis para os nossos conceitos limitados do que nos rodeia. E todos nós, ao longo da existência, entraremos por muitas dessas portas que se mantém abertas para quem consegue alcançá-las, seja por mérito, ajuda ou conspiração do universo. 
O mérito por si só, em cada caso ou porta, só terá realmente valia quando já estivermos lá dentro. É aí que definitivamente saberemos ou não administrar a oportunidade, a depender de como escreveremos nossa história no cenário encontrado pelas expectativas.
Mas nada é mais importante no vai e vem dos tempos, do que sabermos que um dia sairemos de novo por algumas dessas portas, e o essencial será deixá-las abertas, para o caso de precisarmos voltar, não se sabe quando. E o que dirá se as deixamos ou não abertas é o alicerce de nossa postura no que tange as relações pessoais, o equilíbrio afetivo e a ética, sobre todas as demais questões; até as possíveis questões profissionais.
Fundação da associação de Moradores do Buraco da Onça. AMABO

nesTa terça feira dia 22 de novembro de 2016, foi realizada  a fundação, posse da diretoria e posse do conselho fiscal 
Associação de Moradores do Buraco da Onça , no bairro Vila Carvalho 5 seção ( tambem conhecido por Jardim São Paulo)  em Piabeta sexto distrito de Mage.
estiveram presentes  a comissão da COMAMEA na pessoa do sr Jose Clemente, senhora Ana Maria  e sr Henrique Florencio.
o sr Carlinho  Carango disponibilizou  o espaço do seu bar para que se realizasse  a assemblela de fundação
A reunião teve inicio  as 1930 com a presença de moradores, que estão muitos satisfeitos com a fundação da associação no bairro.
após leitura do estatuto e explicações sobre o funcionamento da instiuição proferidas pelos palestrantes senhor Jose Clemente  e senhor Henrique, os presentes fizeram suas perguntas que foram devidamente respondidas pela comissão da Federação. A chapa apresentada, senhor Thiago, senhor Henrique, senhor Alex,senhor Rafael,senhor Marcelo,sr Sidnei,senhor Jorge Barreto, senhora Joceleide e senhora Vania.











segunda-feira, 21 de novembro de 2016

PAUTA DA REUNIÃO EXTRAORDINARIA DO CONSELHO DE SAUDE DO MUNICIPIO DE MAGE dia 21 de novembro de 2016

Os conselheiros visitaram a nova instalação do conselho  nas salas 7 e 8 do predio anexo ao HMM que ficam sendo para o uso do Conselho Municipál de Saúde ate construção no futuro de sua sede própria. Eleição da mesa diretora. Foi apresentada uma chapa unica constituida por Marilene Formiga, presidente, Jose Clemente com vice presidente, Cantalice como primeiro secretario e Mauricio como segundo secretario, apos votação essa chapa unica foi aprovada por unanimidade. O Conselheiro Octaciano Gomes Ramos juntamente com o Conselheiro Carlos Alberto de Moraes Nogueira (Betinho) falaram da necessidade de se trabalhar o Lira. (levantamento do Índice de infestação Rápido que deverá ser trabalhado alem dos 5% exigidos pelo ministério da saúde, trabalhar também a 100% que deve e pode ser feito no mesmo boletim de campo dos agentes informando os 5% para o ministério e os 100% em of, para o município para podermos avaliar a discrepância entre os valores de infestações prediais. O Conselheiro Carlos Alberto de Moraes Nogueira (Betinho) Falou sobre revisão do código  de vigilância sanitária municipal, que já foi apresentada a Minuta impressa ao pleno do Conselho, este ano com aprovação por unanimidade, devendo agora ser encaminhado ao Secretário municipal de Saúde para assinatura após ao gabinete do Prefeito para que seja encaminhado a Câmara Municipal e votada a Lei complementar com posterior sancionamento do Prefeito.  Marilene falou da criação do Blog, para informações e divulgaçoes do conselho.Registre  se a presença da Rita de Fatima,,Andreia Silva representa a matriz africana, da cas SA NZO NUNSABA MOXIMA LOANGO. Promover um seminário com a participação das universidades conveniadas com o centro de estudo voltado aos farmaceuticos , medicos e emfermeiros, laboratorios, vigilancia sanitária para discursão do efeito adverso  da medicação utilizada para combate da hipertensão em pacientes no atendimento  afro descendenete, Marilene deu informações sobre a visita dos representantes Sr Renan e Amorim da Cruz Vermelha Brasileira, ao hospital municipal de Mage, os mesmos vieram a convite de menbros desse conselho que são tambem conselheiros da CVB. Jose Clemente fala que agora  estarão acessando o sargesus na presença de todos os conselheiros. Marilene diretora do hospital vai ceder uma funcionaria para ser secretaria do conselho. Clemente fala da organização do conselho e comunica que  a CIST vai fazer uma reunião na proxima segunda feira, Marilene diz que é importante que o povo intenda o  que é controle social.  Precisamos mapear e trazer todas  as entidades e empresas que estão trabalhando em prol da saude, um cadastro unico onde poderemos ter visibilidade como um todo.  Mage dia 21 de novembro de 2016
















INDICADORES DE SAÚDE
Confira as doenças prevalentes (mais comuns) e os principais indicadores sobre a saúde da população
DOENÇAS PREVALENTES (mais comuns)
Diabetes - De maior prevalência na população negra, a tendência da mortalidade por diabetes mellitus aumentou entre 2000 e 2012. Nas populações preta, parda e indígena foi registrado aumento por essa causa morte, enquanto que, nas cor/raça amarela e branca houve diminuição da mortalidade. Em 2012, a taxa de mortalidade registrada na população preta foi de 34,1 (por 100mil hab.), na população parda 29,1(por 100 mil hab.) e 22,7(por 100 mil hab.) na branca. Ou seja, as maiores taxas de mortalidade por diabetes ocorreu na população negra (pretas e pardas).
Hipertensão Arterial - As taxas de mortalidade por hipertensão arterial nas populações preta, parda e indígena aumentaram; diminuíram na amarela e ficaram estáveis na branca, entre 2005 e 2012. A taxa mortalidade por hipertensão na população preta foi de 32,3 (por 100mil hab.), na população parda 25 (por 100mil hab.) e 17 (por 100mil hab.) na branca. A hipertensão teve o maior risco de morte na população negra (pretos e pardos) em 2012.
Doença falciforme - De 2000 para 2012, a taxa de mortalidade por esta doença dobrou no país, especialmente para a população negra (pretos e pardos). Em 2012, a taxa de mortalidade por doença falciforme na população em geral foi de 0,23 (por 100 mil hab.), na de cor preta, 0,73 (por 100 mil hab.), na parda de 0,28 (por 100 mil hab.), enquanto na branca foi de 0,08 (por 100 mil hab.). A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e apresenta já nos primeiros anos de vida manifestações clínicas importantes, o que representa um sério problema de saúde pública no país.
Leia mais sobre a doença falciforme e a evolução das políticas públicas.
Miomas — Tumores benignos (não cancerosos) comuns do trato genital feminino. Também são conhecidos como fibromas, fi-bromiomas ou leiomiomas e se desenvolvem na parede muscular do útero. Embora nem sempre causem sintomas, seu tamanho e localização podem provocar problemas como sangramento ginecológico importante e dor em baixo ventre.


INDICADORES E DADOS SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Mortalidade materna - A taxa de mortalidade materna, em 2011, por 100.000 habitantes era de 68,8 para mulheres negras e de 50,6 para mulheres brancas. As principais causas da morte materna entre mulheres negras são: hipertensão, hemorragia, infecção puerperal.
Pré-natal e parto - A proporção de mães que declararam fazer 7 (sete) ou mais consultas médicas pré-natal – considerando o mínimo recomendado é 6 (seis) consultas - foi de 74,5% em mulheres brancas, enquanto em mulheres pretas foi de 55,7% e pardas 54,2%.
Mortalidade infantil - Das mortes na primeira semana de vida, 47% foi de crianças negras e 38% de crianças brancas. As principais causas da mortalidade infantil entre crianças negras: malformações congênitas, prematuridade e infecções perinatais. Grande parte das famílias negras vive em espaços urbanos e/ou rurais com ausência de informações e acesso a bens e serviços de qualidade (saúde, educação, saneamento básico, etc.), o que as torna mais vulneráveis.
Causas externas de morte - A segunda causa de morte mais frequente entre a população negra são homicídios, enquanto para brancos, esta aparece como quinta causa de mortalidade mais comum. Em 2012, do total de mortes por causas externas, 36% ocorreram entre jovens de 15 a 29 anos. Destes, 90% do sexo masculino e 59% são negros. Principais causas externas de morte entre jovens negros de 15 a 29 anos são as agressões (homicídios) com 62% e acidentes de transito com 22%.