quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fim do Projeto SIM e saída do Núcleo Especial da Agenda 21

Entrada
x
Prezados (as) Bom dia,

Há alguns dias informamos sobre a paralisação temporária do Projeto SIM – Sustentabilidade em Municipios e Instituições. A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) estão passando por uma grande reestruturação e, a partir de agora, nem eu, Ivana Ribeiro, nem Mônica Santos, assessora do Núcleo Especial da Agenda 21, estamos mais no INEA.
 Da mesma forma, toda a equipe do Projeto SIM está definitivamente afastada (Clarisse Kalume, Rodrigo Rouvier, Ricardo Martins, Rômulo Gil, Márcio Ranauro e Carlos Leandro, para citar os que trabalhavam diretamente com os municípios).
 Encaminhei à diretoria todas as ações em andamento e espero que os trabalhos sejam retomados e finalizados. Infelizmente, não fui informada sobre a situação do Núcleo Especial da Agenda 21, portanto, não tenho como indicar a quem devem procurar no Inea para dar andamento às ações de Agenda 21 e A3P.
 Lamentamos muito não poder dar continuidade às ações propostas como o acompanhamento da A3P das instituições e as formações continuadas em sustentabilidade para criação das Agendas 21 Locais. Durante esse período contamos com uma equipe qualificada, sensível e engajada para construir junto com vocês, nossos/as parceiros/as, caminhos para a sustentabilidade nos municípios.
 Tenho certeza que construímos conhecimentos indispensáveis que muito acrescentaram a todos/as nós. Foi extremamente gratificante ver o esforço da equipe de mobilização recompensado pela alta adesão às nossas oficinas e seminários. Recebemos gestores altamente comprometidos com a sustentabilidade governamental nos Seminários A3P. Alguns dos mesmos gestores participaram também das oficinas de Agenda 21, mostrando que têm um conhecimento amplo e consistente sobre sustentabilidade. Mas nos comoveu, especialmente, a participação dos setores mais fragilizados da sociedade civil.
A presença de catadores de materiais recicláveis, pequenos agricultores, grupos de mulheres e outras minorias políticas engrandeceu enormemente nosso trabalho. Acreditamos que o envolvimento destes setores da sociedade é que possibilita que ações de sustentabilidade possam realmente fazer parte do cotidiano das cidades.
Aproveito para agradecer a participação de todos/as em nossas oficinas, seminários, encontros nas regiões hidrográficas assim como ao poder público dos municípios e instituições que nos convidaram para auxiliar no desenvolvimento de Agendas 21 Locais e A3P. Foi um grande prazer contar com a parceria de todos/as vocês. Esse trajeto foi um grande aprendizado para todos nós que integramos o Núcleo Especial da Agenda 21 e a equipe do Projeto SIM e consideramos uma grande perda não podermos dar continuidade a ele nesse momento.

Com os melhores votos de que a trajetória iniciada nos municípios possa fortalecer os caminhos para o desenvolvimento sustentável, nos despedimos dessa etapa.

Ivana Ribeiro e equipe
Núcleo Especial da Agenda 21/DIGAT/INEA
Secretaria do Ambiente
Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário