terça-feira, 24 de março de 2015

Prefeitura lança projeto para recuperar nascentes dos rios de Magé



Plantio de Arvores site2As crianças da rede municipal de ensino de Magé estão participando do projeto de recuperação das nascentes dos rios da cidade. Na última sexta-feira (20), os alunos da Creche Municipalizada Professora Ophélia R. Martins ajudaram a plantar 30 mudas de árvores em torno da Biquinha do Partido, em Suruí. O resgate da mata ciliar é fundamental para preservar a fonte de água.
"As raízes das plantas típicas da região de mata atlântica ajudam a água infiltrar no solo com mais facilidade. Mas, é preciso tomar cuidado para não plantar espécies que ajudam a secar a terra como a bananeira, o bambu, o eucalipto, o limoeiro, a laranjeira e a goiabeira", alerta Cida Resende, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Magé.
Além do trabalho de plantio da mata ciliar, os técnicos ambientais também monitoram se existem espécies nocivas em volta das nascentes para serem retiradas. As árvores que ajudam a preservar a água são: a aroeira, a sapucaia, o angico, o pau-brasil e os ipês. "Se recuperarmos todas as nascentes do município, nós ajudaremos a amenizar o problema de abastecimento hídrico na região", acredita Cida.
Segundo a diretora de Meio Ambiente, Magé possui centenas de nascentes em seu território. O projeto de recuperação delas também engloba o cadastramento das mesmas. Quem descobrir uma nascente nova pode avisar a secretaria pelo telefone 2647-1214. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da equipe de paisagismo da prefeitura, que fornece as mudas. Confira o vídeo de Cida falando sobre o evento.
A Prefeitura de Magé executa outros projetos de Educação Ambiental. "Nós temos o Vide Verde Compostagem, o Cata Sonhos - Seu Lixo Nosso Sonho, o Grande Rio Reciclagem Ambiental, que faz a coleta seletiva em diversos pontos da cidade, fora o atendimento agendado de Educação Ambiental nas igrejas, nos CRAS, escolas e creches do munícipio", acrescenta Roseli Coelho, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Também participaram do evento de lançamento do Projeto de Recuperação das Nascentes, que abriu as comemorações do Dia Mundial da Água (comemorado no dia 22 de março), o subsecretário de Meio Ambiente de Magé, José Renato Ascar, o assessor do Meio Ambiente, Paulo Furtado, e os técnicos do Meio Ambiente, Thiago Daudt e Daniele Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário